DANÇA



Mi Buenos Aires Querido

Paulo Pinheiro e Mirela Vasconcellos, no espetáculo La Magia no Theatro São Pedro, março de 2008.

Paulo Pinheiro e Mirela Vasconcellos, no espetáculo La Magia no Theatro São Pedro, março de 2008.

Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina. Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, em seus começos era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.

Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou a seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito “nas melhores famílias”, principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.

A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo “bandoneón” (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.

Carlos Gardel foi o inventor do tango-canção. Falecido em 1935 aos 45 anos de um acidente aéreo, ele foi o grande divulgador do tango no exterior. Nos anos 60, porém, o gênero foi ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla, quem lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.

Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo Buenos Aires.

 

“O tango é uma dança da carne, dos desejos, dos corpos entrelaçados. É um diálogo novo, a sedução feita movimento, o ir e o vir, encontro de dois mundos. É um baile exibicionista, esteticamente belo, e ronda sem temores o universo do lúdico. O casal de baile roça seus sapados entre sensuais carícias enquanto o atônito espectador ocasional,  eterno voyeur, se fascina e se deslumbra com o ardor do tácito romance entre os dançarinos…”

Fonte: http://www.mibsasquerido.com.ar/Tango1.htm

Tango realmente é uma dança maravilhosa, linda e sensual. Indico para os interessados o Studio de Dança Paulo Pinheiro, que fica perto do shopping Burbon Ipiranga, as aulas de iniciantes são segunda e quarta (20h às 21h). O local é muito agradável e as aulas são muito legais, além de haver excelentes profissionais que dançam muito, muito mesmo.

Para mais informações sobre o Studio acesse o site:  http://www.studiopaulopinheiro.com.br/ 


Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * jobread says:

    aaaah, adoro tango! quer dizer, adoro ver dançarem tango. HAHAHAH. é bem bonito de se ver e deve ser ótimo pra quem dança também 🙂 beijos

    | Responder Publicado 14 years, 10 months ago
  2. * Bárbara says:

    Biii!!!
    Tango realmente é uma dança muito linda. Eu tenho muita vontade de aprender a dançar esse tipo de ritmo! Tu vai ter que me ensinar! hahahaha
    e outra… eu ia te pedir pra ti colocar um post no teu blog sobre a Confraria do Samba. estou interessada por saber mais informações sobre este estúdio, pois tenho vontade de aprender a dançar pagode! Brigada biii
    Beijão! (teu blog tá lindo)

    | Responder Publicado 14 years, 10 months ago
  3. * Leila says:

    O tango eu considero um ritmo que requer do casal muita sintonia e um toque de sesualidade, é maravilhoso de ouvir e dançar, parabéns. ótima escolha!!!

    | Responder Publicado 14 years, 10 months ago


Deixe um comentário